Resultados de Exames
 
Exames
 
Ressonância Magnética de Alto Campo
Defecorressonância
Tomografia Computadorizada Multi-Slice
Colonoscopia Virtual
Ultrassonografia
Biópsia Prostática Guiada por Ultrasom
Mamografia Digital
Punção Aspirativa de Mama e Tireóide
Estereotaxia
Densitometria Óssea
Radiologia Geral Digital
Ecocardiograma
Ressonância Magnética de Alto Campo
  • Angioressonância
  • Enteroressonância
  • Defecoressonância
  • Ressonância da mama

A Ressonância Magnética (RM), utiliza um forte campo magnético para fornecer imagens bastante detalhadas de órgãos internos e tecidos. Não há raios-X utilizados na geração das imagens. A técnica tem se mostrado muito valiosa para o diagnóstico de uma ampla gama de condições patológicas em todas as partes do corpo, incluindo câncer, doenças vasculares, derrame, doenças articulares e musculares.

Como é usada a RM no diagnóstico?

A RM é a ferramenta de diagnóstico por imagem de escolha para avaliação do cérebro e medula espinhal. Com alta definição dos tecidos moles, é extremamente útil para a avaliação de tumores cerebrais, esclerose múltipla, infecções cerebrais, aneurismas e malformações vasculares. É também valiosa na análise das estruturas das orbitas, glândula hipófise, e as estruturas do pescoço.
É ideal para avaliar problemas de coluna e articulações. A RM é amplamente utilizada para diagnosticar lesões relacionadas ao esporte, que afetam pricipalmente o joelho, ombro, quadril, cotovelo e punho, identificando pequenas lesões em ligamentos, tendões e músculos. A RM também se destaca no diagnóstico de hérnia de disco e estenose espinhal.

A RM da aorta e demais vasos sanguíneos é uma ferramenta rápida, não-invasiva, para avaliar doença aterosclerótica e outros problemas vasculares, como os aneurismas (dilatação anormal).
Órgãos do abdome, incluindo o fígado, rins, baço e pâncreas, também podem ser examinados detalhadamente, assim como os sistemas reprodutores masculino e feminino.


É crescente sua utilização no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Instruções para o exame:

Como a ressonância magnética utiliza um forte campo magnético, os pacientes serão questionados se têm qualquer objeto metálico em seu corpo. Marcapasso cardíaco, desfibrilador implantável, implante coclear, neuroestimulador, ou clipe de aneurisma não-compatível, são contra-indicações ao exame. Na maioria dos casos, os stents cardíacos, próteses articulares, grampos cirúrgicos, placas, pinos e parafusos não representam um risco durante a ressonância magnética. Obturações dentárias e aparelhos não são afetadas pelo campo magnético, mas podem distorcer as imagens da área facial ou o cérebro, logo seu uso deve ser informado.
Antes do exame, deverá ser removido qualquer objeto que possa degradar imagens incluindo grampos de cabelo, jóias, óculos, aparelhos auditivos e qualquer prótese dentária removível.
Pacientes do sexo feminino são desaconselhadas a fazer este exame durante o primeiro trimestre da gravidez. Se há uma chance de gravidez, o médico deve ser avisado antes do exame. RM pode ser realizada com segurança no segundo e terceiro trimestres com a aprovação prévia de seu médico.

Dependendo do estudo, um meio de contraste (gadolínio), de administração venosa pode ser necessário.

  • Chegar com 30 minutos de antecedência
  • Apresentar resultados anteriores se houver
  • Jejum absoluto de 4hs
  • Não possuir metal no corpo (em caso de dúvida, entrar em contato com a central de atendimento)

PARA REALIZAÇÃO DE DEMAIS EXAMES E NECESSIDADE DE SEDAÇÃO consultar a central de atendimento no ato do agendamento.

 

Unidade I - Av. Senador Ruy Carneiro, 283 - Brisamar - João Pessoa-PB - CEP: 58032-100
Fones: (83) 3227-1500 | 3227-1501 | 3227-1502
Segunda a Sexta das 6:30 às 19:00 / Sábado das 7:00 às 12:00
Unidade II - Av. Sérgio Guerra, 176 - Bancários - João Pessoa-PB - CEP: 58052-000
Fones: (83) 3214-5700 | 3235-2793 | 3235-3720 | 3214-5151
Segunda a Sexta das 7:00 às 18:00 / Sábado das 7:00 às 12:00


©2011 Cedrul Centro de Diagnóstico por Imagem LTDA, Todos os direitos reservados.