Resultados de Exames
 
Exames
 
Ressonância Magnética de Alto Campo
Defecorressonância
Tomografia Computadorizada Multi-Slice
Colonoscopia Virtual
Ultrassonografia
Biópsia Prostática Guiada por Ultrasom
Mamografia Digital
Punção Aspirativa de Mama e Tireóide
Estereotaxia
Densitometria Óssea
Radiologia Geral Digital
Ecocardiograma
Ecocardiograma

O ecocardiograma é uma modalidade de imagem na cardiologia que utiliza as ondas de ultrassom para aquisição de imagem. É, sem dúvida, o instrumento diagnóstico mais utilizado na cardiologia pela riqueza de informações que pode fornecer nos mais diferentes cenários clínicos: ambulatorial, UTI, centro cirúrgico e na medicina intervencionista; além de ser um exame que oferece o mínimo de risco aos pacientes que são submetidos, quando se fala na modalidade semi-invasiva : ecocardiograma transesofágico, já o exame transtorácico é isento de riscos. É capaz de diagnosticar doenças sérias em pacientes assintomáticos, fornecendo dados para o médico solicitante realizar um tratamento precoce. Existe, basicamente, duas modalidades de ecocardiograma, o ecocardiograma transtorácico e o transesofágico, este solicitado em casos especiais para complementação ao transtorácico, ou na impossibilidade de realizá-lo, como em centro cirúrgicos, trauma torácico, extensa doença dermatológica, grande queimado.

Como é usado o ecocardiograma transtorácico?
O ecocardiograma transtorácico é o exame que fornece a maior quantidade de informações cardiológicas, sendo de baixo custo, rápida execução, sem riscos para o paciente. Ferramenta útil para complementação diagnóstica na suspeita de doença arterial aterosclerótica coronária, avaliação da anatomia do coração e de suas valvas; avaliar a função do coração; avaliação da aorta torácica; avaliação da pressão pulmonar; avaliação das cardiopatia congênicas; acompanhamento pré e pós-operatório das cirurgia cardiológicas; risco cirúrgico em cirurgias não cardiológicas, avaliar acometimento cardíaco das doenças "silenciosas" , como diabetes e hipertensão arterial sistêmica. É pedra fundamental no rastreio familiar de algumas doenças cardiológicas genéticas como a cardiomiopatia hipertrófica, miocárdio não-compactado, cardiomiopatia dilatada, displasia arritmogênica do ventrículo direito, por exemplo. Recentemente, é de fundamental importância, a realização seriada nos doentes oncológicos que são submetidos a quimioterapia e/ou radioterapia torácica.

Informações sobre o ecocardiograma transtorácico para o paciente:
Não há necessidade de nenhum preparo para realização do exame. É recomendável, para as mulheres, que utilizem roupas que facilitem a exposição do tórax (evitar cintas, vestidos, coletes, etc).

  • Chegar com 30 minutos de antecedência
  • Apresentar resultados anteriores se houver
  • Preferencialmente um acompanhante em sala (desligar, ou deixar o aparelho celular no modo silencioso)
  • O médico ecocardiografista necessita, em alguns casos, manipular a mama para realizar a aquisição da imagem
  • Alguns pacientes, a aquisição da imagem pode ser dificultosa devido a conformação do tórax: obesos, tabagistas, alterações da coluna torácica e/ou das costelas, mamas volumosas, prótese mamária, etc. Nesses casos o exame pode ser mais demorado, gerar um leve desconforto devido a pressão exercida sobre o tórax e, em raros casos, não ser conclusivo, necessitando complementar com outro método de imagem.

 

Unidade I - Av. Senador Ruy Carneiro, 283 - Brisamar - João Pessoa-PB - CEP: 58032-100
Fones: (83) 3227-1500 | 3227-1501 | 3227-1502
Segunda a Sexta das 6:30 às 19:00 / Sábado das 7:00 às 12:00
Unidade II - Av. Sérgio Guerra, 176 - Bancários - João Pessoa-PB - CEP: 58052-000
Fones: (83) 3214-5700 | 3235-2793 | 3235-3720 | 3214-5151
Segunda a Sexta das 7:00 às 18:00 / Sábado das 7:00 às 12:00


©2011 Cedrul Centro de Diagnóstico por Imagem LTDA, Todos os direitos reservados.